segunda-feira, 22 de junho de 2015

Os 5 KM que falaram comigo

Achei: 
Há quase um mês, participei da primeira corrida da minha vida. Foram 5,46 km percorridos em 41 minutos e 49 segundos. Essa informação não seria grande coisa e você seguiria sua vida feliz (ou infeliz) sem muita diferença. O fato é: esses 5,46 km me disseram muita coisa...
Em 2008, por falta de instrução correta, lesionei o joelho direito durante um treino e desde então ele nunca mais foi o mesmo. Procurava atividades físicas com pouco impacto e evitava correr, achava que isso deixaria ele pior. Durante anos tive resistência à corrida.
Este ano isso mudou.
Depois da vida me dar um "sacode" comecei a focar em coisas que me seriam importantes, e a corrida foi uma delas. Entrei para um grupo de corrida e, embora o início tenha sido pesado, comecei a ver bons resultados, achando que seria possível alcançar meu objetivo: conseguir correr 2,5 km em 12 minutos. Então, por incentivo dos meus dois excelentes professores, me inscrevi para participar da minha primeira corrida, que seriam 5 km com direito a medalha por participação. 
Pensei mesmo que não conseguiria, pois, nos treinos, eu alternava entre corrida e caminhada no máximo 4 km. Mas o incentivo foi grande e, lá fui eu... A noite anterior tinha sido terrível, a madrugada foi de sono perdido e, com os olhos inchados, saí de casa quando o sol ainda nem dava vistas.
O resultado foi extremamente positivo: não somente concluí a prova, mas o fiz num tempo inferior ao que esperava. Estava extremamente realizada porque tinha sido capaz.
Não muito tempo depois, um amigo sugeriu que eu participasse de mais uma, agora 7 km. Me inscrevi morrendo de medo de não dar conta, de ficar fatigada, perder forças nas pernas, de ver todos os outros me ultrapassarem e perder ânimo...

Há dois dias participei desta corrida: os 7 km foram concluídos com muito sucesso em 55 minutos e 32 segundos, a medalha foi maior e o orgulho também.

O que vou dizer pra finalizar esse post (de quase auto-ajuda) é que aqueles 5,46 km iniciais me disseram muita coisa. Disseram que eu poderia correr 7 km, depois 10 km e então uma maratona. Mas disseram, com mais precisão, que posso conseguir tudo o que eu quiser.


0 comentários: